Você é estressado? Veja como o estresse age no organismo e quais problemas de saúde podem aparecer!
Quando você passa por um momento de estresse mental seu corpo se prepara para o que chamamos de luta ou fuga! Seu organismo ativa o Sistema Nervoso Simpático e libera diversos hormônios como cortisol, adrenalina, noradrenalina para que você lute ou fuja da situação na qual está! Isso é ótimo, pois é uma resposta de defesa do nosso organismo! Porém, nos dias atuais, quando alguém te fecha no transito, ou teu chefe/colega de trabalho te tira do sério você não sai correndo, e também não luta! Toda energia é liberada para os músculos, a glicemia aumenta, a pressão arterial eleva, o sangue é direcionado para a os músculos para te preparar para esta situação de luta ou fuga, e você não tem essa reação!Quando isso ocorre eventualmente não é problema, porém quando o estresse é frequente, isso se torna crônico, e é péssimo! Aí que começam a aparecer alguns problemas de saúde, como:
- Hipertensão
- Resistência à insulina
- Azia
- Refluxo
- Úlcera
- Intestino preso
- Baixa da imunidade (gripes, resfriados, etc)
- Perda de massa muscular
Quando o estresse está crônico, o sistema nervoso simpático fica ativado por muito tempo, isso faz com que seja reduzida a motilidade do sistema gastrointestinal, reduzindo sua frequencia de idas ao banheiro, gerando o intestino preso. A azia, refluxo estão muito associadas à isso, pois mesmo que a motilidade do sistema gastrointestinal esteja reduzida, o ácido cloridrico continua a ser produzido e seu excesso no estômago pode causar esssa queimação, e ainda se o consumo de cafeína for exagerado, ou se a pessoa estiver ingerindo medicamentos, essa queimação pode ser acentuada. A longo prazo pode se tornar uma úlcera.
A isônia também é muito comum, pois como o corpo está em situação de luta ou fuga, ele fica extremamente ativado. Apenas quando o sistema simpatico for reduzido e o parassimpatico estiver com maior ativação que estes sintômas irão desaparecer.
A baixa da imunidade está associada a alta elevação de cortisol, pois ele é um hormônio imunossupressor. Além do cortisol baixar a imunidade, ele "rouba" aminoácidos dos músculos, leva até o fígado para fazer gliconeogênsese, que nada mais é do que transformar aminoácidos em glicose.
Algumas dicas para melhorar:
1- Procure controlar e gerenciar melhor seu dia, evitando o estresse contínuo;
2- Quando perceber que esta ficando estressado, e a frequencia cardíaca começar a aumentar, respire fundo e lentamente varias vezes, conseguimos reduzir um pouco a pressão arterial e frequencia cardíaca;
3- Pratique atividades físicas regularmente;
4- Yoga é uma excelente opção, pois foca muito na concentração e respiração, controlando estresse e ansiedade;
5- Antes de dormir procure relaxar, não trabalhe até tarde, leia um livro, assista a um filme, faça algo que saia da sua rotina de estresse.
Perceberam como o estresse pode ser um gatilho para inúmeros problemas de saúde? Vamos cuidar mais de nossa saúde como um todo, do psicológico ao fisiológico!
Prof. Yesudian Yamada da Gama
Fisiologista do Exercício
Mestre em Biociências
consultoriaesportivaonline.com
REFERÊNCIAS:
1- BERNE E LEVI, FISIOLOGIA. ELSEVIER 2006
2- LOURES, SANT'ANNA, BALDOTTO, SOUSA, NÓBREGA. ESTRESSE MENTAL E SISTEMA CARDIOVASCULAR. ARQUIVO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA, 2002